By Maycon

MIGUEL NOVICKI

O que é Acupuntura:

A acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano.

O procedimento foi criado a partir da linha de raciocínio oriental, a qual sugere que o que é chamado de doença, seja ela qual for, está relacionada ao desequilíbrio energético do corpo. Tais desequilíbrios se manifestariam mediante dores, ansiedade, entre outros sintomas.

As agulhas utilizadas são em média 10 vezes mais finas que agulhas utilizadas para injeções. Essas agulhas são colocadas em pontos específicos do corpo para aliviar sintomas ou tratar determinada doença. Uma colocada nesses pontos do corpo, as agulhas ajustam os canais energéticos do nosso corpo, equilibrando o yin e o yang. Essa ação energética das agulhas promove diversas reações no nosso corpo como função analgésica e anti-inflamatória. A acupuntura é uma técnica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pode beneficiar pessoas de todos os gêneros, idades e crença.

A acupuntura deve ser aplicada por um profissional qualificado e com registro profissional. Apresenta ótimos resultados no tratamento de inúmeras doenças. No campo da saúde mental é eficaz no tratamento de distúrbios mentais/emocionais, como por exemplo ansiedade, estresse e depressão, enxaqueca, insônia, tratamento de alcoolismo e dependência química dentre outras.

Conclui o curso de especialização em acupuntura tradicional chinesa no ano de 2012 pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmico. A formação a nível de especialização é restrita a profissionais que possuem curso de graduação na área da saúde. Carga horaria total de 1244 horas distribuídas ao longo de dois anos de estudos e práticas ambulatoriais além de apresentação de TCC.